segunda-feira, 16 de maio de 2011

Conjuntura econômica

Dizem que devemos pensar grande, que temos que alçar vôos distantes e crescer, enriquecer, domar o mundo. Também dizem que devemos estudar para galgar os postos mais altos, ganhar os melhores salários, ter as melhores casas, os melhores carros, as melhores roupas. Temos que viajar, conhecer o mundo, realizar objetivos pessoais, subirmos na vida...
Me perdoe quem não concorda, mas ultimamente tenho repensado sobre tudo isso. Esse meu texto é fruto de diveros pensamentos filosóficos e econômicos que venho remoendo no fundo de minha mente há um certo tempo e que estão modelando meu futuro como empreendedor, mas acima de tudo como ser humano.
Sabem, desde o início dos tempos os homens criaram regras, normas sociais de convívio, e até dividiram-se em classes sociais, em uma tentativa insana de se diferenciar como raças, tipos de sangue, opções, países e por aí vai. Graças a Deus a humanidade evoluiu e vejo no quadro atual que muitas dessas barreiras caíram. Mas ainda somos afetados por certas regras que não deveriam nos nortear.
Desde 1900 d.C. viemos sofrendo mudanças extraordinárias nos termos tecnológicos e inovacionais. Nossas economias se arraigaram, transformaram-se e recriaram-se. Mas creio que nos deixamosnos levar bastante pelo dinheiro nestas últimas décadas.
De 1950 a 1989, existia no mundo, além do capitalismo, o socialismo. E como um tinha que se provar melhor do que o outro, ambos buscavam certo equilíbrio, numa competição que julgo saudável. Venceu o primeiro, e desde então este vem se enraizando ferozmente em nossa sociedade. Mas os resultados não são felizes.
Sempre pensei que socialismo fosse algo mórbido, que as pessoas eram como escravas, que todos eram alienados e viviam como mais um na multidão. Mas venho observando nossa população e é deprimente que isso ocorra, envolvendo outros tipos de comportamento, também em nosso perfeito mundo capitalista.
Costumo observar o mundo constantemente, e como bom observador noto certas coisas que não deveriam estar acontecendo. Considero cada ser vivo tão importante quanto o outro. E quando digo isso me refiro a animais e vegetais. Todos somos moradores deste planeta, todos temos inteligência, isso já foi provado. Mas vocês repararam como nos tornamos egoístas, raptando tudo que nos aparece como se fosse nossa propriedade?
Uma vez escravizamos seres humanos, hoje isso é um absurdo. Mas e os animais que ainda nos servem? Já não é hora de substituí-los?
Antigamente nossa moradia era a natureza, hoje destruímos a natureza e a substituímos por concreto. Será que isso é realmente o correto?
Vamos ao cinema, ao shopping, fazemos compras no mercado, lucramos com investimentos, empreendimentos, empresas... e pessoas passam fome, marginalizamos algumas pessoas com nosso preconceito e as levamos ao crime, mal conhecemos nossos próprios vizinhos de porta e, quem dirá, de outros andares.
Nos consideramos uma sociedade evoluída, mas venho mudando esse meu conceito. Aqui vivemos, mas daqui partiremos e nada material irá conosco. Será que a busca pelo lucro, enquanto há tanta miséria é o certo a se fazer? Não eramos um país mais feliz quando não estavamos tão bem economicamente, mas felizes, fazendo festas e orando com outras pessoas?
O pensamento do consumo vem monopolizando a mente de muitas pessoas e elas nem se dão conta. Há tanta coisa mágica nesse planeta e não as damos valor...
Pensar grande quando não se consegue viver localmente? Não, obrigado. Lucrar alto enquanto passam fome? Também não. Digo que tenho uma concepção anormal de mundo, pois observo tudo de maneira diferente. Jamais deveremos buscar o crescimento econômico, mas sim a felicidade e a caridade.
Somos todos irmãos, seres afins na caminhada pelo auto-conhecimento e pela evolução. Se buscamos tanto progredir, já não é a hora de acordarmos para a realidade? Já não é hora de tomar uma atitude e fazer a diferença? O modo como nos organizamos hoje é realmente inteligente?
Só digo uma coisa: os seres humanos criaram o mundo como o conhecemos hoje, e são os únicos capazes de fazê-lo diferente. só nós mesmos podemos mudar a forma como o 'sistema' funciona. O problema é que achamos que não depende de nós. Mas lembrem-se: nós criamos e nós controlamos o modo como o mundo é, logo, nós mesmos podemos alterá-lo. Basta cada um fazer sua parte e tomar iniciativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário