sexta-feira, 6 de abril de 2012

Ser feliz

             Não sei se alguém já parou para pensar no mundo em que vivemos e o modo como nossa sociedade foi construída, da maneira como eu venho pensando...
                Nos últimos anos o Brasil vem se vangloriando de conquistas econômicas fenomenais, de milhares de pessoas saindo da pobreza, da classe média comprando mais, a economia girando, pessoas tendo mais patrimônio e empresários vendendo e faturando mais.
                Pois bem, com esse crescimento econômico veio o aumento da qualidade de vida, do poder de compra, da felicidade (?). É o que dizem. Mas o que não dizem é que o mercado regula-se de uma maneira muito estranha. Sobem os salários, sobe o poder de compra, mas sobe mais ainda o custo de vida. Conhecem, não é?
                Lembra quando você pagava um real pelo kinder ovo? Quando um salgadinho era cinquenta centavos? É, o aumento dele foi causado pela famosa “inflação”, pelo reajuste dos preços, repasse ao consumidor.
Com a maior demanda, encontra-se uma desculpa para aumentarem os preços. É a tal da mão invisível de Smith, não é mesmo? O mercado se auto-regula. Então dou um prêmio pra quem me mostrar em que página o meu amigo Adam diz isso em seu livro. E eu já li, acreditem.
Muito se fala na alegria que é ser brasileiro ultimamente, em como superamos todas as barreiras econômicas, no que não conseguíamos comprar antes e agora conseguimos. O que se esquecem, é que a felicidade não pode ser medida pela quantidade de coisa que compramos, isso se chama status, e é o que mais degrada a sociedade. É ele que faz a pessoa que não tem condições de comprar algo ter vontade de roubá-lo. É o status que faz uma pessoa se sentir inferior a outra por não ter dinheiro suficiente para comprar isso ou aquilo, por não ter uma casa como a da outra, um carro como o do outro.
Reclamam dos Estados Unidos, por ser o símbolo do capitalismo. Pelo menos a distribuição de renda é mais justa lá. Mas ainda não justifica. Pagamos impostos, batendo recordes todos os anos, sendo que só uma parte dele é corretamente aplicada. Isso é dinheiro que sai do seu bolso, um dinheiro que você trabalhou para simplesmente dar para alguém, para ver o prefeito da sua cidade andando com um Mégane comprado com ele, pra ver o seu governador dirigindo uma Tucson comprada pelo estado. E aqueles que mal tem dinheiro para comprar um Fusca? E quem mal tem dinheiro para comprar comida para seus filhos?
Fala-se da euforia de se ter uma casa hoje em dia. Como é bom, não é? Mais brasileiros morando bem... UMA OVA! Compare o tamanho dos apartamentos construídos há 10 anos atrás, com os apartamentos construídos hoje. Há 5 anos uma amiga comprou um apartamento de mais de 130m² por cento e quarenta mil reais. Hoje um de 65m² no mesmo bairro passa dos quatrocentos mil.
Cade a melhoria? “Ah, mas hoje o brasileiro ganha mais! Está mais fácil adquirir um apartamento mais caro.”. Sim, com certeza. O cidadão sai do aluguel, feliz por comprar um apartamento próprio. Finalmente sua própria casa. Que ele vai pagar em 60 anos. Tem noção do que é isso? Sessenta anos para pagar por um cubículo? Você tem preconceito por aquelas casas de Cohabs? O que difere uma daquelas, que tem 40m² construídos e um terreno maior para se aproveitar a vida, do que um prédio com 8 apartamentos de 65m² em doze andares? O status, talvez?
Posso estar reclamando de barriga cheia. O local onde trabalho tem benefícios que poucas outras empresas oferecem. Mas mesmo assim. Dôo 8h do meu dia, 40h da minha semana, depois vou para a faculdade onde passo mais 4h diárias estudando para poder receber mais, ou ter a sorte da minha empresa dar certo e ganhar mais.  Já são 12 horas que gasto para “ter uma vida melhor”. Tudo bem. Adicione a isso 1h a mais para ir ao trabalho, 1h a mais para voltar do trabalho, 1h a mais que tenho de intervalo de almoço (o qual não posso sair de perto da empresa porque senão perco a hora), 30m de deslocamento da faculdade, 6h de sono (que é o máximo que consigo durante a semana) e mais o tempo que preciso pra me alimentar e me arrumar para ir à empresa. Onde está o objetivo disso tudo?
Onde entram as artes? O conhecimento a respeito do mundo? O tempo que posso utilizar para conhecer novas pessoas? Sair a noite? Tudo bem, desde que você aguente o tranco no dia seguinte e não prejudique seu trabalho...
Já gastei dinheiro com coisas caras, no impulso de um novo status social. É muito bom andar de roupa de marca, gastar dinheiro com bebidas, comer bem, conseguir pedir coisas pelo telefone quando quisermos. Mas realmente precisamos disso tudo?
O culpado disso tudo não é o nosso governo. Somos nós mesmos. As pessoas fazem um governo, elas escolhem quem vai trabalhar nele, elas são donas das empresas, elas se submetem a trabalhar nas condições impostas por estas mesmas, elas pagam os valores reajustados, elas concordam passivamente com tudo.
Tenho familiares que moram quase isolados do mundo, em uma casinha no interior, onde produzem alimentos para vender a grandes empresas, a serem processados e vendidos em seu supermercado. Estes meus familiares produzem o que comem. Jamais tive uma refeição mais farta e gostosa do que aquele domingo em que almocei na casa de uma tia minha. Eles trabalham bastante, um trabalho braçal, mas sabem o valor das coisas. Trabalham para si, e são MUITO mais felizes do que muita gente que eu conheço, até mais do que eu. Garanto que não sentem-se traídos todo quinto dia útil do mês quando olham um contracheque. Fome não passam, frio também não e terra não lhes falta.
Passamos por muitas transformações nos últimos anos: crescimento econômico, urbanização, aumento do poder de compra, pessoas saindo da miséria... Ser feliz, para mim, é não passar fome, é ter simplesmente a presença de meus amigos por perto, minha família. É poder desfrutar da beleza da Terra, do modo como Deus a criou: sem dono. Não estou sendo comunista, apenas um sonhador. Este é o meu ideal de felicidade, mas e você? O que você considera ser feliz, já pensou nisso? Felicidade é ter coisas que as pessoas fazem, ou valorizar as pessoas que os fazem?

Nenhum comentário:

Postar um comentário